domingo, 1 de fevereiro de 2015

Origens

O tênis é um esporte originado na Inglaterra, com influências francesas. Isso porque a primeira bola de tênis surgiu na França. Os franceses costumavam praticar um esporte chamado de “jogo de mão”, em que os jogadores utilizavam as mãos para rebater uma bola contra a parede. Posteriormente, raquetes de madeira passaram a ser utilizadas.
Na Inglaterra, a prática do tênis ficou mais conhecida, pois o rei Henrique VIII costumava praticar esse esporte, o que ajudou muito na sua difusão pelo mundo. O tênis logo tornou-se bastante praticado pelo mundo inteiro, atualmente possuindo seus próprios campeonatos e também fazendo parte da programação comum dos Jogos Olímpicos.

Curiosidade : bolas de tênis

Logo quando foi criada, a bola de tênis era feita de couro e forrada com lã. Após certo tempo, ela passou a ser produzidas com tiras de lã sobre cortiça, evoluindo para a bola oca pressurizada de cor amarelo esverdeada, como encontramos nas quadras hoje em dia.
São vendidas para os consumidores em tubos pressurizados e hermeticamente selados, para que a bola não sofra nenhuma alteração antes de chegar à quadra. Durante torneios profissionais, a mesma bola não é usada por mais de nove games, pois pequenas deformações podem surgir em sua superfície e atrapalhar os jogos seguintes.
Jogadores profissionais conseguem fazer com que a bola corra numa velocidade de até 240km/h. Os feltros que a revestem servem para que sua trajetória seja mais precisa e correta, pois eles criam uma maior resistência no ar, fazendo com que a bolinha adquira mais efeito durante a batida. Seu peso costuma chegar a aproximadamente 58 gramas.